7 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de empreender | Some Soluções Contábeis
Avenida Fagundes Filho, 252 - conj 111/112
Vila Monte Alegre — São Paulo/SP — CEP: 04304-000

faleconosco@somesolucoescontabeis.com.br

Notícias

7 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de empreender

Abrir um negócio é um desafio enorme. Algumas perguntas podem te ajudar a se certificar de que você está preparado para superá-los

Tornar-se um empreendedor é uma decisão que pode mudar sua vida. Às vezes isso acontece naturalmente, conforme as oportunidades vão surgindo. Outras empreitadas surgem por necessidade. Em todos os casos, é preciso ter muita cautela antes de começar o seu próprio negócio.

Afinal, largar a estabilidade de um trabalho para investir em algo que não te dá uma garantia de retorno é um passo arriscado. Logo, algumas coisas precisam ser consideradas antes de tomar essa decisão.

O empreendedor e fundador da empresa de seguros Rnwl, Goncalo de Vasconcelos, em artigo escrito para a Forbes, faz um alerta: "qualquer um pode se tornar um empreendedor, mas nem todo mundo vai gostar de ser um". Para te ajudar a tomar essa decisão, ele separou sete perguntas que você deve se fazer antes de empreender. Confira:

O empreendedorismo é para mim?
Segundo o autor, as pessoas podem ficar iludidas com as inúmeras histórias de empreendedores de sucesso. Entretanto, seria preciso considerar que a expectativa de vida da maioria dos negócios é muito baixa.

Também é preciso ter em mente que abrir um negócio não fácil e legal como muitas pessoas pensam. Até pode ter seus momentos divertidos, mas é preciso ter em mente que o dinheiro não virá com facilidade.

Em vez de criar cenários imaginários de sucesso, ele diz que é preciso focar na essência do empreendedorismo e pensar se isso vai te fazer feliz. “Você prefere ser uma pessoa feliz ou um empreendedor?”, provoca Vasconcelos.

Este é o momento certo para se tornar um empreendedor?
Tornar-se um empreendedor vai mudar sua vida radicalmente – e isso inclui a perspectiva financeira. Além disso, seus relacionamentos podem ser afetados pela iniciativa.

Por isso, o autor recomenda considerar todas as mudanças que o empreendedorismo pode causar na sua vida antes de dar esse passo.

O que eu quero alcançar?
Tenha seus objetivos em mente. Você quer começar um negócio para sustentar sua família? Ou você quer tornar o mundo um lugar melhor?

Vasconcelos conta, por exemplo, que começou a Rnwl porque identificou um problema e queria fazer do mundo um lugar melhor para os consumidores. Segundo ele, todo empreendedor precisa ter seu propósito bem definido antes de começar, ou seu negócio não irá para lugar nenhum.

Como eu lido com a incerteza?
Empreender é entrar em um mundo de incertezas. Segundo o autor, se você lida bem com esse tipo de cenário e consegue identificar oportunidades, mesmo nos cenários mais calamitosos, essa pode ser a coisa certa para você.

Eu sou uma pessoa motivada?
Como dono do próprio negócio, você está por conta própria. Não espere que ninguém te agradeça por um trabalho bem feito, revise o seu trabalho ou motive a si mesmo em momentos difíceis. “Para ser honesto, ninguém liga para o que você está fazendo”, diz Vasconcelos.

Se você não consegue trabalhar duro por conta própria, segundo ele, isso vai se tornar um problema em algum momento.

Eu sou resiliente?
Todo mundo irá procurar defeitos em sua ideia, principalmente quando você estiver no começo de sua jornada. A recomendação do empreendedor é ignorar essas pessoas, mas sempre aprender com tudo o que elas estão dizendo.

Eu conseguirei superar todos os desafios?
Vasconcelos aponta que quando você se tornar um empreendedor, constantemente irá sentir como se estivesse subindo montanhas. Os desafios serão intermináveis. Mas você deve ser capaz de superá-los e seguir em frente.

Todos os direitos reservados | © 2024 | Some Soluções Contábeis | Política de Privacidade
desenvolvido por